Confira nossa lista de exames complementares abaixo.
Ceratoscopia Computadorizada ou Topografia da Córnea, é o exame que mostra as variações da curvatura corneana, muito útil no estudo dos astigmatismos e no diagnóstico de patologias da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.
A Paquimetria Ultrassônica é a avaliação da espessura da córnea, indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, pré-operatórios de cirurgias refrativas. e edema da córnea (inchaço causado por algumas patologias corneanas).
Microscopia Especular de Córnea é um exame que analisa a córnea, permitindo uma avaliação quantitativa e qualitativa das células da camada mais interna da córnea, que podem apresentar algum tipo de degeneração ou distrofia. Importante na avaliação pré e pós-operatória de cirurgias refrativas e de catarata e no acompanhamento de doenças corneanas.
A Gonioscopia é um exame que utiliza uma lente especial para a análise do ângulo entre a córnea e a íris, por onde o humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior) é escolado para fora do olho. Essa estrutura é importante para controlar a pressão ocular. A Gonioscopia é fundamental para o diagnostico do Glaucoma e suas formas de apresentação.
Exame detalhado de fundo de olho, ou seja, de vasos, nervo óptico e retina central e periférica. Avalia detalhes da retina com maior resolução em relação à fundoscopia. Fundamental no acompanhamento de pacientes com Diabetes, Hipertensão arterial, alta miopia, além de auxiliar no diagnóstico de outras patologias oculares e sistêmicas.
Exame utilizado para fazer medidas do globo ocular, como a profundidade do seguimento anterior do olho, espessura do cristalino, ou do comprimento total do olho. Este exame irá fornecer o cálculo do grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata.
Consiste na medição da pressão ocular diversas vezes ao longo de um dia e observar sua variação. O exame auxilia no diagnóstico de alguns tipos de glaucoma, além de permitir monitorar o controle da pressão com medicamentos em portadores de glaucoma.
O Teste de Sobrecarga Hídrica consiste na medida da pressão intraocular antes e após 15, 30 e 45 minutos da ingestão de 1 litro de água em 5 minutos e verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso.
A receita de óculos não é a mesma receita para lentes de contato. O teste para adaptação de lentes de contato é necessário para adequar curvatura e eixo das lentes à curvatura corneana e à refração do paciente.
Outras medidas importantes são as orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente qualidade visual, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.